Livro Coletânea: Cultura, fenômenos religiosos e mundos do trabalho no tempo presente

Organizadoras: Marcia Milena Galdez Ferreira e Marilande Martins Abreu

Apresentação

A Coletânea Cultura, fenômenos religiosos e mundos do trabalho no tempo presente é fruto  de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e a Universidade Federal do Maranhão/UFMA, respectivamente dos cursos de História /UEMA e Ciências Sociais/UFMA. A referida  Coletânea tem como pressupostos a interdisciplinaridade e a experiência de campo de pesquisadores que realizam estudos de fenômenos religiosos diversos a partir da História, Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Unimos artigos de professoras de Instituições de Ensino Superior e de Institutos Federais, de estudantes vinculados a programas de pós-graduação no Maranhão e em outros estados brasileiros, estreitando laços com pesquisadores com passagem e/ou vinculação com as duas universidades públicas do Estado do Maranhão. Devido a essa interdisciplinaridade e confluência de saberes, dividiu-se a coletânea em quatro eixos temáticos: Fenômenos religiosos e Poder; Cultura e fenômenos religiosos; Feminino e fenômenos religiosos; Catolicismo popular: trânsitos, experiências e espacialidades.